sábado, 19 de junho de 2010

Nossa ouvinte – e agora colaboradora – Samira Winter conversou com os paranaenses do Sabonetes, após um show do quarteto. Leia abaixo a entrevista com o grupo que já se tornou figurinha carimbada aqui na Radio Indie. Se não sabe ainda o porque, aproveite para ouvir “Descontrolada” deles, faixa que abre nosso playlist de hoje. Na sequencia tem Karina Buhr, Apanhador Só, Gulivers, Wonkavision, Thiago Pethit, Aerocirco, Cosmonave, Umnavio, Holger, Cinedisco, Pata de Elefante, Canastra e a clássica Tequila Baby.
Foi em 2004, no campus de Comunicações da Universidade Federal do Paraná, que os integrantes dos Sabonetes(foto) formaram a banda. Começaram tocando covers em churrascos da faculdade e aos poucos foram encontrando seu próprio som. Depois de inumeráveis shows e a gravação do seu primeiro disco, a banda agora está disputando um prêmio na categoria Experimente do Multishow. Além disso, os Sabonetes já fizeram aparições marcantes na MTV e no Multishow contagiando todos com seu indie rock dançante. Apesar de todo esse reconhecimento, a banda continua bastante acessível e nunca deixa de dar atenção aos seus fãs, desde os mais antigos até os mais recentes. Pretendem tocar por todo o Brasil, então fique atento as datas da turnê no myspace do grupo e vá conferir de perto do que são capazes.



Para aqueles que estão conhecendo a banda, como vocês descreveriam o seu som?

Rock em português. É bem abrangente, eu sei. Mas pelo menos não restringe a expectativa de quem ouve nossa música.


Quais são suas principais influências?

Beatles, Stones e os clássicos. E música brasileira.


No que estão trabalhando atualmente?

No momento preparamos o relançamento do nosso primeiro disco, que vai sair logo após a Copa pelo selo da Conteúdo Musical. E ao mesmo tempo, estamos fazendo muitos shows, pelo Brasil todo, divulgando essas músicas.


Com esses seis anos de banda, quais histórias/momentos foram os mais marcantes até agora?

Tudo que girou em torno desse primeiro disco foi muito marcante. Criar as músicas, gravá-las o e depois o show de lançamento em janeiro deste ano em Curitiba, que foi muito especial. O show no Circo Voador também foi uma honra.


Como é o processo de composição da banda? Todos participam? Quem escreve as letras?

Não há um processo fixo, cada música é uma história diferente. As últimas músicas do disco foram terminadas com a participação de todos, em ensaio, até nas letras.

O que inspira vocês a comporem?

Roupas no varal, chuva de verão, dias soltos no quintal.


Percebo que vocês aproveitam a internet e redes sociais para tornarem-se mais acessíveis e atingir mais fãs. Podem falar mais sobre isso?

Usar a internet da melhor forma possível foi até agora nossa melhor alternativa. Estamos presentes nas redes sociais, produzimos vídeos e outros conteúdos para manter a banda sempre em evidência. Artistas maiores se deram conta da importância disso e contrataram assessores e empresas para essa finalidade. Nós fazemos por nós mesmos.


O que acham da cena indie atual no Brasil?

Conhecemos principalmente a de Curitiba, e de lá gostamos demais de muitas bandas. A de São Paulo tem a diferença de que aqui tem banda do Brasil inteiro, e tem coisa boa por aqui também, principalmente de fora. Enfim, todo mundo sabe que o meio independente está repleto de talentos. É só procurar.


Quais são os planos da banda para o futuro?

Continuar os shows, ainda não passamos pelo RS nem pelo nordeste. E daqui a uns meses, começar o trabalho para o segundo disco

Samira Winter
Especial para a Radio Indie.




Seleção Musical de Ricardo Pereira.

01 – SABONETES, “Descontrolada”
In: Sabonetes, 2009.

02 – KARINA BUHR, “Eu Menti Prá Você”
In: Eu Menti Prá Você, 2010.

03 – APANHADOR SÓ, “Um Rei e o Zé”
In: Apanhador Só, 2010.

04 – GULIVERS, “Ausente”
In: Single Ausente, 2009.

05 – WONKAVISION, “A Farsa Que Eu Fracasso em Ser”
In: Wonkavision, 2004.

06 – THIAGO PETHIT, “Em Outro Lugar”
In: Em Outro Lugar EP, 2008.

07 – AEROCIRCO, “Poder Te Tocar”
In: Aerocirco, 2003.

08 – COSMONAVE, “Pra Longe de Você”
In: Pra Longe de Você EP, 2008.

09 – UMNAVIO, “A Saudade”
In: Sete Coisas Que A Gente Guarda no Bolso, 2009.

10 – HOLGER, “Brand New T-Shirt”
In: The Green Valley EP, 2008.

11 – CINEDISCO, “Meus Problemas”
In: Baile de Gramofone, 2008.

12 – PATA DE ELEFANTE, “Isso É O Que Eu Tenho Pra Dizer”
In: Pata de Elefante, 2004.

13 – CANASTRA, “Chevete Vermelho”
In: Chega de Falsas Promessas, 2007.

14 – TEQUILA BABY, “Balada Sangrenta”
In: Tequila Baby, 1996.


Se você quiser colaborar com a Radio Indie, divulgando bandas da sua região, envie um e-mail para radioblogue@gmail.com Participe também da comunidade que a ouvinte Gladys Timmerman criou para o nosso blog. Eis o link: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=99362344

Nenhum comentário:

Postar um comentário